Pular para o conteúdo principal

Decoração com peças em pinus: de onde vem essa madeira sustentável


Aqui na Arteceria tomamos diversos cuidados e medidas relativas à sustentabilidade do planeta. A adoção de materiais ecologicamente responsáveis faz parte de nossa estratégia de negócios. Por isso, um dos materiais mais frequentes em nossa produção é a madeira pinus. Conheça um pouco mais sobre a origem dessa madeira e por que ela é considerada sustentável.

Muda e área de cultivo de pinus. Foto: reprodução

Pé de pinus? Sim, ele existe 🌲👀🏡

O pinus, de nome científico Pinus elliottii, é um tipo de madeira considerada “softwood” (folhas afiladas e frutos sem casca) que faz parte da família das coníferas, e também é conhecido pelos nomes de pinheiro americano ou pinheiro. Sim, ela é parente próxima do pinheiro natural muito utilizado na decoração natalina e pode ser cultivado até no formato de bonsai, aquela técnica oriental que cultiva árvores em miniatura em vasos.

Antes, o pinus era considerado uma madeira pouco nobre na decoração. Graças a expansão de tendências de design, e também a uma maior preocupação quanto à sustentabilidade, isso ficou no passado. Objetos de decoração em madeira de cores claras transmitem aconchego e, no dia a dia atribulado em que vivemos nas cidades, o que todo mundo mais quer é paz, calmaria e conforto dentro de casa. 

Sabe o que também ajudou no sucesso do pinus? O preço. Mais baixo se comparado aos valores dos demais tipos de madeira, tem um excelente custo benefício.

Consciente e engajado 🌎🌄🌐

O pinus faz parte da conscientização da necessidade de conservação da natureza. A espécie foi trazida dos Estados Unidos na década de 1970 e se deu muito bem às condições encontradas no país. Aqui no Brasil é cultivado sobretudo no sudeste e sul justamente para a finalidade de extração e em áreas reflorestadas. 

Ele é sustentável porque cresce rapidamente, o que faz com que as áreas de onde são extraídos possam ser reabastecidas sem a espera necessária para recuperar um carvalho ou outra floresta de madeira considerada mais dura. Como também não necessita de um solo muito rico em nutrientes para crescer, tem produção atrativa.

Sua impermeabilidade e a resistência no uso em casa são mais dois fatores que o deixam ainda mais atrativo. O pinus também possui outras facilidades: são fáceis de aplainar, desenrolar, lixar, furar e fixar, por isso são populares em construções, móveis e utensílios a base de madeira para o lar. Tratado com substâncias para preservação de seu aspecto, consegue-se aumentar ainda mais sua duração.

Certificação ✅

A certificação florestal atesta que determinada empresa ou comunidade maneja as florestas conforme padrões e regras aceitas pelos diversos setores da sociedade. É uma garantia de legalidade e de utilização racional dos recursos, porque requer o cumprimento de normas. 

Toda a madeira extraída no Brasil deve ser certificada e precisa ter o Documento de Origem Florestal (DOF), instituído pela Portaria MMA n°.253, de 18 de agosto de 2006. A licença, emitida pelo Ibama, é obrigatória para o controle do transporte e armazenamento de produtos e subprodutos florestais de origem nativa, contendo as informações sobre sua procedência. Esse certificado atesta que a madeira foi extraída legalmente e indica se é de reflorestamento ou de mata nativa.

💓🌏

Conhecendo um pouco mais sobre a origem da madeira, todos nós ficamos mais tranquilos para levar para nossas casas objetos de decoração e presentes que são sustentáveis e que não agridem à natureza, sem a produção de resíduos e de poluentes não biodegradáveis. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos Avós: uma data para celebrar quem tanto nos deu amor

Ninguém tem coragem de dizer que não é verdade aquela história de que vó é uma segunda mãe. E os carinhos e presentes do avô, que criança ou adulto podem dizer que não são irresistíveis? Pois de tanto nos encher de beijos e mimos, eles merecem retribuição. Dia 26 de julho é o Dia dos Avós e quem ainda tem a honra de ter a presença do seu vô ou vó pode e deve, obedecendo os protocolos de segurança, retribuir um pouco desse carinho .  E qual é a origem do Dia dos Avós? 👨‍🦳👩🏼‍🦳 Mas por que essa data foi escolhida para marcar o Dia dos Avós ? O motivo tem origens no catolicismo, pois é o dia em que se celebra a festa de Sant'Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Cristo. Após a festa de São Joaquim ter sofrido diversas alterações pelos anos, no século XX o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria . Memórias, brincadeiras e cheirinho de bolo da vovó 🥧🍮🍩 Muitas coisas que vivemos ao lado de nossos avós durante a infância nos deixam

As 7 receitas de brigadeiro que você precisa fazer

Chocolate e leite condensado na panela, uns minutinhos mexendo no fogão e, pronto, já dá pra comer. Não é à toa que o brigadeiro é o doce brasileiro mais amado e mais famoso que existe. Além de fácil de fazer, é super saboroso e tem gostinho de infância para muitos. Mas a vida nos ensina que dá pra caprichar um pouco mais nesse preparo e fazer desse doce simples um verdadeiro protagonista. Considerado um símbolo da culinária nacional, o brigadeiro na sua receita mais tradicional tem o formato de pequenas bolinhas e é coberto de chocolate granulado. Leva, além do leite condensado e chocolate em pó, um pouco de manteiga. Como a Arteceria ama brigadeiro, separamos para você 7 receitas infalíveis para preparar um brigadeiro perfeito. Chama a criançada para participar e se joga nessa delícia! 😋😋😋 1 - Brigadeiro tradicional com chocolate em pó Com leite condensado, chocolate em pó e manteiga, essa receita fica pronta com 10 minutos no fogo, Após esfriar, é só enrolar e passar no granulado

Últimos dias: tábuas da coleção verão com 15% de desconto

Nesses tempos de fique em casa, nada como um capricho à mesa para agradar e se sentir bem. Para quem está aproveitando os dias no verão na casa de praia ou gosta de decoração relacionada ao tema, a promoção da Arteceria tá pra peixe: desconto especial de 15% na linha de produtos com a temática da estação solar. A tábua no formato de peixe é super útil para servir  e funciona  também como decoração praiana para sua cozinha (Foto da cliente  Susana Oliveira)   São itens como a petisqueira no formato de peixe e personalização gratuita com o nome de sua praia preferida; a tábua circular de 28 cm pra quem ama pegar uma prainha para relaxar; e a tábua retangular que traz estampada aquela máxima "dias melhores verão", mais atual do que nunca. Entre agora no site arteceria.com.br e aproveite o desconto pra levar o trio completo . 🐟🌞🌊🏊  Mas seja rápida pra aproveitar essa oferta refrescante. O desconto é válido apenas até segunda, dia 01/2, ou enquanto durarem os estoques. V